cultura gaúcha

FOTOS: CTG de Santa Maria recebe alunos de escolas para festejos farroupilhas

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Mais e mil estudantes foram até o CTG Sentinela da Querência nesta segunda-feira

Incentivar o tradicionalismo desde cedo. Esse é o propósito do projeto A Escola Vai ao CTG que é desenvolvido há 22 anos durante a Semana Farroupilha de Santa Maria. Dentro da programação, hoje, cerca de 1.400 crianças entre 2 a 14 anos, de 10 escolas de Educação Infantil, visitaram o CTG Sentinela da Querência, no Bairro Camobi para participar das atividades artísticas e culturais. 

O evento ocorreu pela manhã e à tarde. Nos dois momentos, as crianças foram acolhidas pelos peões e prendas da entidade, participaram de uma palestra sobre o evento, acompanharam a cerimônia de abertura, a entrada das bandeiras, o significado de cada uma elas, o canto do Hino Riograndense, a demonstração dos objetos da cultura tradicionalista e as apresentações artísticas e culturais.

O coordenador artístico da entidade tradicionalista, Valmir Beltrame, ressalta a importância de aproximar as escolas do Bairro com o CTG:

_ O CTG está indo até as escolas e as escolas estão vindo até o CTG levando a história, arte e cultura. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) incentiva essas ações, mas para nós, manter as escolas há tanto tempo próximas, é um ponto de honra. Este evento ocorre anualmente na Semana Farroupilha, mas ao longo do ano a gente costuma trazer as escolas ao CTG para mostrar para elas com mais calma o que acontece dentro de uma entidade tradicionalista para que elas conheçam verdadeiramente o que é o tradicionalismo e a cultura gaúcha_ explica o coordenador.

Cidade fica sem agentes de trânsito aos domingos

INDUMENTÁRIA

A maioria, mesmo ainda sem saber falar e dançar os primeiros passos de vida, estava vestida com a indumentária gaúcha. Os olhares estavam atentos a cada apresentação. Integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Maria também estiveram no evento. Além disso, pela primeira vez no projeto, estudantes da Escola Estadual Divino Mestre da cidade de Tupanciretã, integrantes do grupo Piazito, se apresentaram no CTG.

A diretora da escola municipal Vila Jardim, Cleiva Peripolli, comenta que é fundamental a participação das crianças dentro do CTG. A escola é integrante há anos e muitos tem o contato pela primeira vez com a história da cultura gaúcha.

_ Durante a Semana Farroupilha a gente desenvolve inúmeras atividades para demonstrar esse espírito de cultura e e preservação da tradição gaúcha, para plantar um sementinha no coraçãozinho eles. A visita no CTG é fundamental em função de que eles vão poder ver como que as prendas e os peões se vestem, como são as danças, enfim, a gente tem que fazer isso para que não morra, é partindo dos pequenos que a gente vai preservar _ completa.

Bailes e jantares movimentam entidades tradicionalistas de Santa Maria

Vestidos com a indumentária gaúcha os colegas Pietro Godoi e Melanye Druzian, ambos com 5 anos de idade, arriscaram a dançar no salão.

Outra atividade que ocorreu ontem e animou os estudantes foi a visita e a apresentação do CTG Tropeiros da Querência na escola municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A invernada Mirim e Juvenil da entidade levou a tradição por meio da dança. À tarde o grupo fez a ronda da Chama Crioula na 13ª Região Tradicionalista (13ªRT).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

DMT atende a dois acidentes no Centro de Santa Maria causados por falta de atenção Anterior

DMT atende a dois acidentes no Centro de Santa Maria causados por falta de atenção

84 vagas de empregos e estágios para terça-feira em Santa Maria Próximo

84 vagas de empregos e estágios para terça-feira em Santa Maria

Geral